Vamos dizer que você ganhou uma promoção, comprou um carro novo, casou. Só felicidade.

Têm épocas na vida que as coisas vão bem. A vida está boa.

Mas agradecer quando as coisas estão indo bem é tarefa fácil. Difícil é ter a atitude de gratidão em momentos de turbulência na vida.

Todos nós passamos por momentos difíceis.

Pode ser por questão de doença, fim de um casamento, perda de uma pessoa querida ou pela perda do emprego por exemplo. Nessas horas tendemos a ficar com raiva e tristeza. Pensamento do “Por quê comigo?”.

Mas mesmo nesses momentos existe uma forma de enxergar o ponto positivo do qual você pode ser grato por ele.

Por exemplo, têm uma pessoa que faz parte da minha vida com quem tenho uma relação bem difícil e atribulada. Durante muito tempo agi com raiva nessa relação. Confesso que essa raiva ainda não passou e às vezes ainda me irrito muito.

Mas pelo menos hoje consigo perceber o benefício de ter esse problema. Encaro como sendo uma oportunidade de testar os meus limites e me ajudar a crescer. Agradeço por isso.

Outro dia li um texto que dizia que a graça de Deus está em enxergar beleza nas dificuldades. É justamente isso.

Já passei por algumas dificuldades na vida. Separação, perda do emprego, falta de dinheiro.

Muitas dessas vezes fiquei com raiva. Mesmo hoje dependendo do que acontece ainda fico. Afinal sou humano. A diferença é que creio que hoje aprendi a lidar melhor com as dificuldades e enxergar os pontos positivos nelas.

Encarar como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal. Algo que me torna mais forte. Me fazem evoluir como pessoa.

Vendo dessa forma me torno grato por esses problemas fazerem parte da minha vida. E essa gratidão me faz feliz mesmo durante esses momentos de turbulência.

Ser grato pelas coisas boas que acontecem na sua vida não significa que a vida é perfeita.

Pode ter diversos problemas e dificuldades. A questão é perceber o que têm de bom e ser grato por isso.

Em especial, se a sua vida está repleta de dificuldades, como uma doença por exemplo, enxergar que você tem alguém para ajudá-lo a enfrentar esse momento é um motivo para ser grato e abrir espaço para um pouco mais de felicidade no lugar da tristeza.

Benefícios da gratidão

Comentei acima como uma atitude de gratidão frente à vida pode nos tornar mais felizes. Mas esse não é o único benefício da gratidão.

Como se já não fosse o bastante, o poder da gratidão é ainda maior e pode fazer muito mais por nós.

Estudos revelam que a gratidão também é altamente benéfica para a saúde e para os relacionamentos.

Robert Emmons, é um cientista que estuda os efeitos da gratidão na vida das pessoas. Após estudos com mais de 1000 pessoas de idade entre 8 e 80 anos, encontrou que as pessoas que consistentemente praticam gratidão tiveram uma série de benefícios:

Físicos
• Sistemas imunológicos mais fortes
• Menor incomodação com dores
• Menor pressão sanguínea
• Mais exercício e maior cuidado com a saúde
• Dormir mais e sentir-se com mais energia ao caminhar

Psicológicos
• Maior nível de emoções positivas
• Mais alerta, vivo e acordado
• Mais prazer e alegria
• Mais otimismo e felicidade

Social
• Mais prestatividade, generosidade e compaixão
• Mais perdão
• Ser mais extrovertido
• Sentir-se menos só e isolado

Um outro benefício da gratidão reportado por Emmons e que é muito relevante é que ela bloqueia sentimentos negativos como a inveja e o ressentimento.

O poder da gratidão pode até mesmo diminuir a frequência e episódios de depressão.

Mais ainda, a gratidão reduz a sua necessidade de ter controle sobre as coisas. Aquela vontade de que tudo têm que estar perfeito. Aquele sentimento de que as outras pessoas têm que agir da forma como você quer e você tem que ter as coisas que deseja para ser feliz se torna menos relevante pois você passa a focar na gratidão por ter aquilo que já tem e aprender a aceitar melhor aquilo que não tem e que não pode ser mudado.

Publicado em

Gratidão em tempos difíceis

Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de privacidade.

CONTINUAR E FECHAR