O dia 18 de outubro é a data de nascimento de Lucas, que escreveu parte do Novo Testamento da Bíblia. Sua família era pagã, mas o mesmo se converteu ao cristianismo.

Passou parte de sua vida curando as pessoas por onde passava, motivo pelo qual foi estabelecido como padroeiro da medicina.

Em homenagem a São Lucas, a data de seu nascimento foi escolhida como o dia do médico, profissional que estuda a ciência e as técnicas para se fazer a cura.

As técnicas de medicina mais antigas são dos povos da Mesopotâmia, bem antes da era cristã. Registros mostram que por volta dos anos 1700 e 1200 a.C. já eram realizados alguns procedimentos cirúrgicos.

Na mesma época, a Índia era possuidora de técnicas mais avançadas, pois retiravam tumores e cálculos de vesícula.

Mas antes das técnicas medicinais surgirem, a medicina estava voltada para os rituais de magia, sendo que aos poucos foram se desenvolvendo estudos sobre a ciência, sendo adaptados aos recursos da tecnologia.

No Brasil, a data passou a ser comemorada por iniciativa do médico e jornalista paranaense Eurico Branco Ribeiro, que nasceu em 1902 e se formou em Medicina, em 1927, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Ribeiro foi também um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.

Publicado em

Dia do Médico

Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de privacidade.

CONTINUAR E FECHAR